segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Eleições | Votação em Esperança | R55*

1955............................................
...
SD Joaquim Virgolino eleito, nos *resultados das eleições de 1955, disponíveis no site do TRE...
FONTE: TRE/PB, Site. TRATO: Evaldo Brasil. 
....................................................
...
SD ... E Seu Titico, com apenas um voto de diferença em relação ao prefeito, eleito em votação direta vice-prefeito da cidade...
FONTE: Idem. TRATO: Idem.
....................................................
...
D ... E a UDN e o PSD deixariam de se revezarem no poder, surgindo o Partido Libertador e o Democrata Cristã, com três das sete vagas na Câmara.
FONTE: Idem. TRATO: Idem.

Um comentário:

  1. VOLTANDO NO TEMPO...

    Essa candidatura e eleição de JOAQUIM VIRGOLINO a prefeito tendo como vice o SEU TITICO, em 1955, me trouxe uma lembrança que vivia adormecida até hoje.

    Como se sabe, o seu adversário era JÚLIO RIBEIRO, que na época residia numa casa na esquina da Rua do Sertão com o Beco dos Cabugá.

    Joaquim Virgolino residia na Chã da Bala, numa grande e excelente casa mais ou menos frente ao Solar dos Epitácio (Antônio de Epitácio).

    Juntamente com o meu pai - os três eram compadres e UDENISTAS de primeira ordem - era costume esses correligionários se juntarem já quase a noitinha na lojinha de miudezas de José Firmino, conhecido como Zé Lagartixa, também UDENISTAS, pai de Coeli Firmino, para comentarem acerca da provável eleição de Virgolino... O papo prosseguia até às 18:30, momento em que José Firmino fechava a loja.

    Mas, voltando à eleição e à lembrança, naquela época as marchinhas dos carnavais eram bem solicitadas e cantadas, principalmente as pernambucanas. Mas, ainda se cantava muito as marchinhas de carnaval, como: BANDEIRA BRANCA (marcha-rancho, composição de Max Nunes e Laércio Alves, no ano de 1922 e cantada por Dalva de Oliveira), e TAÍ "Pra você gostar de mim"
    Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim
    Ó meu bem não faz assim comigo não
    Você tem, você tem que me dar seu coração...
    (composição de Joubert de Carvalho, gravada por Carmem Miranda em 1930).

    Pois bem, durante a campanha, alguém de Esperança, que não sei dizer quem, compôs uma letra parodiando a música "TAÍ", e que lembrei muito bem de parte da letra. No mesmo tom musical e com a mesma melodia, a letra dizia assim:
    TAÍ, Virgolino tem que ser o prefeito
    Seu Titico seu maior batalhador
    Júlio Ribeiro, o seu nome deu errado, sim senhor! (Bis)
    Com Virgolino na prefeitura
    Que é homem forte e estimado
    A vibração da grande vitória
    Exalta a glória do seu passado... (Bis).

    Deve ter alguém por aí que ainda deve lembrar desse episódio e, é bem possível, saiba de alguma outra parte da letra-paródia.
    (Pedro Dias, via WhatsApp)

    ResponderExcluir

Nossa história agradece as suas colaborações. Continue participando deste trabalho colaborativo.

Capas | Colisão entre PPE e GCD | FAUJ*

2010........................................ ... SD Trabalho do esperancense *Fábio Ataíde, sobre o universo jurídico. ACERVO: Rau Ferreira ...