quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Movimento | Esperança caminha para instalação do seu instituto histórico e geográfico | IHGE

2017........................................
...
14DEZ Treze cabeças em torno de uma ideia: Instalar o IHGE para resgate, arquivo, registro, preservação e entrega dos conteúdos de nossa história e de nossa gente ao porvir.
FONTE: Acervo IHGE. TRATO: Evaldo Brasil.

Esperança caminha para instalação do seu instituto histórico e geográfico


Em reunião deliberativa autoridades, intelectuais, poetas, acadêmicos e algumas das principais instituições ligadas à história e à cultura de Campina Grande, Esperança, e região estiveram em reunião, na tarde de quinta-feira (14/12), no Centro Cultural e Biblioteca “Dr. Silvino Olavo”, em torno do ideal da fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Esperança/IHGE.

A ideia que surgiu em 2014, volta a ser discutida pela sociedade esperancense, na perspectiva de resgate da memória local, com o apoio dos Institutos Paraibano, Campinense e de Serra Branca (IHGP, IHCG e IHGSB),  Nuphel – Núcleo de Pesquisa e História Local/UEPB, Fórum Independente de Cultura de Esperança (FIC) e da Sociedade Parahybana de Arqueologia (SPA).

Participaram ainda o Secretário de Educação do Município, pastor Michael Lopes; o Diretor do Departamento de Cultura, Professor André Oliveira; além dos confrades Ismael Felipe, Professor José Cícero do Bu, Gustavo Tavares, Joana D’arc, José Edmilson Rodrigues e Vanderley de Brito.

Dentro dos assuntos tratados, a importância de uma casa de memória, os passos para a formalização e sua importância para a posteridade.

Foi deliberado no sentido de nos reunirmos com o gestor municipal para apresentar um projeto, em vista da alocação do instituto na guarda da memória do nosso povo e da nossa terra; convite àqueles que participaram da primeira reunião, extensivo a outras personalidades; audiência pública na Câmara Municipal para informação a sociedade, com formalização do IHGE; elaborando-se, até lá os seus estatutos.

O próximo encontro será realizado no dia 08 de fevereiro de 2018, pelas 14 horas, no mesmo local. Agende-se!

Rau Ferreira/Evaldo Brasil
................................................
...
15DEZ Numa reflexão carinhosa, blogueira esperancense comenta a luta pela instalação do IHGE.
FONTE: O Mundo e suas voltas, blogue. TEXTO: Ana Débora Mascarenhas. TRATO: Evaldo Brasil.

2 comentários:

  1. Pedro Paulo Costa Filho, via Facebook: Parabéns pela iniciativa, esperamos que os poderes constituídos tenham a mesma estima pela cultura local. Como demonstra ter personalidades que nem da terra de Silvino Olavo são.
    Contem com minha insignificante participação.

    Renato Diniz, idem: Parabéns! Belíssima iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Edson Hamon, idem: Evaldo, já estou no Brasil; breve iremos nos ver.

    Socorro Acioli: Parabéns! Espero que dê certo, que as autoridades acatem e colaborem e a comunidade valorize.

    Severino do Ramo Farias: FICO FELIZ PELO ACONTECIMENTO, GRATO PELA LEMBRANÇA E ENALTECER A PRESENÇA DE TODOS QUE SE FIZERAM PRESENTES PARA PLANTAR ESTA SEMENTE DE AMOR ÀS LETRAS, ARTE, E Á CULTURA, PARABÉNS, A ESPERANÇA E A PARAÍBA. PELO SURGIMENTO DO JÁ INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE ESPERANÇA. EU SOU TODO ALEGRIA POR TUDO, ABRAÇOS A TODOS.

    Cida Galdino: Parabéns! Tudo que venha valorizar a nossa terra é iniciativa bem vinda!

    ResponderExcluir

Nossa história agradece as suas colaborações. Continue participando deste trabalho colaborativo.

Capas | Parabéns, Esperança! | 86A*

2011........................................ ... DEZ11 Capa do DVD institucional com mensagem oficial e depoimentos de autoridades e polític...