quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Registro | Ações para minimizar falta d'água | MO395

2007........................................
...
FEV07 Mensário Oficial Nº 395, Capa
SEÇÃO I | ATOS DO PODER EXECUTIVO | NOTÍCIAS

A Prefeitura desenvolve várias ações para minimizar os problemas com a falta d’água

A Prefeitura de Esperança começou a por em prática o planejamento anual de ações de enfrentamento da seca nos primeiros sinais de falta d’água no município. Do segundo semestre de 2006 para cá, foram recuperados ou construídos vários reservatórios para permitir maior acúmulo d’água em todas regiões.
Com as primeiras chuvas caídas, tratores foram colocados à disposição dos agricultores para o corte de terras. Já com a falta de chuvas, carros-pipa foram contratados para atender emergencialmente inúmeras comunidades rurais, a exemplo do que ainda vem sendo feito hoje após a situação ter se agravado com a falta também em toda cidade, levando a prefeitura a ampliar o número de carros-pipa de 30 para 40 semanais. E isso levou o prefeito Delfino a se preocupar com a qualidade da água fornecida aos esperancenses, acionando a Vigilância Sanitária do Município para monitorar as fontes e examinar a potabilidade da água comercializada para que a população não corra o risco de consumir água com impropriedades e contrair, principalmente, a Hepatite como já se verificou em outras oportunidades.
A Prefeitura, inclusive, está fornecendo aos vendedores d’água material para o tratamento antes dela chagar até as pessoas. Uma das iniciativas que também marcou a preocupação do prefeito Delfino com a falta d’água em Esperança, foi a sua participação numa frente de prefeitos e parlamentares, entre eles, o deputado Arnaldo Monteiro, que visitou a Barragem de Camará, com vistas a uma ação emergencial para um barramento e contenção do rio que deságua na barragem durante as possíveis chuvas deste ano.
“Estamos atentos, indo até além dos nossos limites para tentar encontrar saídas para esse gravíssimo problema, enquanto aguardamos uma ação mais enérgica por parte do Governo do Estado que está ofertando apenas 9 carros/dia à população”, disse o prefeito.

Um comentário:

  1. João Delfino, via Facebook: Infelizmente, ainda continuamos com a mesma situação emergencial. Mudança deste quadro só com muita chuva, o que é improvável, ou água da transposição do São Francisco, via Lagoa de Roça.

    Rau Ferreira, idem: Queria ver esse mensário.

    ResponderExcluir

Especial | Esperança, 96 Anos | IDPP*

2021......................................... ... 12NOV *Iniciativas, depois do pico da pandemia de Covid-19, dão conta de que melhor comemo...